“Economia Azul: novas oportunidades” foi o mote da primeira blue talks da Cabo Verde Ocean Week 2022
A Economia Azul tem a sua origem nas preocupações ambientais mais amplas, em articulação com uma tomada de consciência crescente da necessidade da preservação dos ecossistemas oceânicos. Necessidades que se convertido em novas oportunidades.
Foi assim, dada a larga para as Blue Talks, ou conversas azuis, que ganharam forma nesta 5.ª edição da Cabo Verde Ocean Week, com apresentações de 5 a 10 minutos, por orador. Apresentar um Cabo Verde, nação insular, indiscutivelmente ligado ao mar e atenta na transição para a economia azul, através da implementação de políticas conjuntas com a sociedade civil.
Através do Projeto Parley, Raffaela Gozzolino apresentou a possibilidade de “Transformar Resíduos em oportunidades inovadoras”, que passam pela promoção da Capacidade Técnica de Mulheres e Jovens para a Economia Azul apresentado por Simone Le Gendre-King e Debany Fonseca Batista da DOTCAN.
Mas como não se faz oportunidade sem saúde da nossa casa comum, ou seja, o planeta. É necessário, por isso, traçar um novo rumo para a economia climática. Um rumo que chega em “Laudato Si (em português: ‘Louvado sejas’; subtítulo: “sobre o cuidado da casa comum”) cartas do Papa Francisco que estiveram na base da intervenção do Bispo de Mindelo, Don Ildo Fortes.
Para o Bispo de Mindelo, Laudato Si” é um convite urgente para o renovar do diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. “Estamos todos no mesmo barco, ou salvamo-nos ou morremos todos” declarou alertando para o cuidado com o consumismo em excesso ou seremos consumidos. “Cuidemos do mar e da natureza como um irmão e criação divina, pois quem ama cuida”.
As Blue Talks contaram com a presença do Ministro do Mar, Abraão Vicente, do Chefe do escritório conjunto das Nações Unidas Cabo Verde / United Nations Cabo Verde.
Fonte: Página Oficial Facebook Ministério do Mar