Cabo Verde Ocean Week 2019

O Evento teve lugar nos dias 25 a 29 de novembro de 2019 na cidade do Mindelo.

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Economia Marítima e em cooperação com outras instituições do estado, realizou de 25 a 29 de novembro a 2ª edição do Cabo Verde Ocean Week e apoiou ativamente os eventos agendados para a semana do oceano que visa incentivar a promoção de políticas nacionais para o crescimento sustentável e ambientalmente consciente. E propõe trabalhar afincadamente por esta causa, estando inteiramente comprometido com a Agenda 2030 da ONU para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cabo Verde Ocean Week, é o primeiro evento desta natureza realizado no país, com a integração nessa semana de organismos e personalidades nacionais e internacionais do sector, evidenciando parceiros e especialistas de reconhecido mérito mundial com conhecimento e atenção profundos dos mares e dos oceanos. Com vista a apresentação de estratégias e medidas para cuidar do oceano, aproveitando a valiosa oportunidade para exibir Cabo Verde como palco privilegiado da Economia Azul.

A oportunidade de uma semana de reuniões, debates e mobilização para o oceano, torna-se necessário na conjuntura atual. Com efeito, no combate a poluição dos oceanos e mudanças climáticas, para uma melhor articulação e envolvimento dos principais interessados do setor marítimo, que passa pela partilha das suas preocupações, troca de experiência e debate aberto sobre o ambiente marinho, visando a adoção de medidas para conservação e preservação do oceano. Para além de elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a importância e a sustentabilidade dos oceanos, pretende-se incutir o espírito de inovação e desenvolver estratégias para potenciar a relevância natural e cultural do oceano, bem como do seu estado e do papel que exerce.

Nesta 2ª edição, o Cabo Verde Ocean Week (CVOW) foi privilegiado como parte integrante do evento, a nossa tradicional e renomada Feira Expomar, com enfoque na vertente empresarial e comercial.

Durante a semana, tivemos a honra de poder contar com um total de 44 oradores e conferencistas nacionais e internacionais. Tivemos 8 painéis de debates, 12 países de 4 continentes, 2 conferências, 4 workshops, 4 apresentação de projetos e uma demonstração de desempenho do motor a propulsão elétrica para pequenas embarcações engajadas na pesca artesanal. O número de participantes nos principais painéis e workshop durante a semana foi estimado em cerca de 1000 pessoas.

 No segundo dia do evento, tivemos a IV Reunião de Ministros dos Assuntos do Mar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que culminou com a assinatura da Carta do Mindelo. Uma declaração de compromisso, um documento basilar e que estrutura o que cada país vai fazer da sua parte para dar andamento a este compromisso assumido coletivamente entre a nossa comunidade com tudo aquilo que é a defesa do mar e da sua saúde.

Para além das atividades principais. tivemos várias atividades paralelas que envolveram toda a ilha de São Vicente, entre elas: Atividades Culturais, programas educativos de sensibilização ambiental e atividades desportivas na praia da Laginha.

Decorreram 8 peças de teatro Educativas nas escolas de ensino básico, 5 momentos musicais, 3 dias de cinema na Mei de mar, ao ar livre na avenida marginal, Intervenções artísticas nos muros da cidade, exposição de fotografias artísticas que associam seres marinhos a objetos poluentes, numa perspetiva ecológica e uma tentativa de sensibilizar as pessoas através da arte, para não deitarem lixo no mar.

Atividades desportivas com os alunos do ensino secundário, onda humana na praia da Laginha e lançamento de papagaio que reuniu 32 escolas e jardins infantis com mais de 700 alunos e crianças.

Uma semana antes da abertura oficial do CVOW, iniciamos em 8 escolas do Ensino Básico das comunidades piscatórias e da cidade do Mindelo um Stop Motion onde criámos mensagens de proteção aos oceanos e juntamente com as crianças foram recolhidas plásticos nas praias de cada comunidade e foi trabalhado dentro das salas de aula.

Estes foram os desafios do Cabo Verde do Ocean Week 2019.

Documentos para Download

Laurent Olivier – Banco Mundial – Presentation Ocean Week

João Lizardo – UNICV Apresentação CV Ocean week 2019

Philippe Michaud – Embracing the Blue Economy The case of the Seychelles islands

Roy Bealey – Ficheries Director CV Presentation

Sónia Lopes Bióloga Marinha Painel 1

Sven Biermann FiTI_CVOW

Close Menu