BLUE TALKS — “O Ecossistema do Mar”
A segunda ronda das Blue Talks, desvendou o ecossistema do mar, sob a tutela do Ministério do Mar, respondendo fundamentalmente as seguintes questões: 1- Porquê existimos? 2-O que fazemos? 3 – Como fazemos? 4 – E porquê fazemos?
A iniciar pelo IPIAAM, apresentou a prevenção e investigação de acidentes marítimos, aproveitando de sinergias para a segurança dos transportes nos mares de Cabo Verde.
Com o Campus do Mar, traçaram-se as linhas do pilar do Ensino e investigação técnica do campus do mar, com a UTA, seguindo o IMAR com a investigação aplicada. Ainda no campus do Mar, a EMAR, o pilar da formação profissional, apresentou-se como o acelerador da mão de obra qualificada para a economia azul.
Da investigação ao futuro dos portos de Cabo Verde com a Enapor, que passará pela transição e eficiência energética. Sob o mote do futuro, a CABNAVE firmou o ponto da necessidade de maior investimento na estrutura física e elaboração de um plano de negócio ambicioso. IMP, o pilar da segurança marítima, portuária e balnear de Cabo Verde também vislumbrou o seu futuro pela modernização tecnológica.
ZEEMSV fechou, o ciclo das blue talks, apresentando o instrumento para implementação da carta para economia azul em Cabo Verde.
Fonte: Página Oficial Facebook Ministério do Mar