Os eventos oficiais serão complementados com eventos culturais, incluindo música, exposição de arte, teatro e demais eventos culturais, valorizando a nossa cultura, o mar e o turismo.
O edifício onde hoje funciona o Centro Nacional de Artesanato e Design possui uma história grandiosa. Foi mandado construir, por volta de 1890, pelo senador Augusto Vera-Cruz, um homem abastado, um benfeitor e altruísta, proveniente da ilha do Sal, mas que vivia em São Vicente. Antes da sua morte, cedeu o edifício para que se abrisse o primeiro liceu da ilha mas com o aumento da população, o edifício tornou-se pequeno e o liceu teve se ser transferido para outro local da cidade.
A (réplica) Torre de Belém, situa-se na mítica Rua de Praia. Virada para a Baía do Porto Grande, este edifício quase centenário, acolhe atualmente o Museu do Mar onde, entre outros artefactos, a história da pesca da Baleia do início do Século XX, está documentada como a primeira remessa significativa de emigrantes para os EUA, na celebre rota da baleia: Boston, Cabo Verde e Açores.
São poucas as vezes que alguém visita do CCM - Centro Cultural do Mindelo, e não se depara com uma performance: ensaios de música, teatro, yoga, canto coral, artes plásticas são feitos com as portas abertas. As salas são vestidas de arte com as exposições ciclícas ou, muito raramente, com o acervo da casa. Para além disso um piano de cauda está aberto para quem dele pode partilhar música: a alma das gentes kriolas.
No núcleo museológico podemos encontrar um pouco da história de Cesária e da sua carreira artística, incluindo alguns traços dos seus hábitos e costumes. A celebre mesa que a acompanhava no palco com o seu copo de uísque e cigarro, também foi recriada ao pormenor, acompanhada de vídeos, imagens , músicas e muitas memórias, que irão emocionar qualquer visitante.
Hoje designado por Palácio do Povo, foi o Palacete do Governo e Casa do Estado Maior. Está também no grupo das primeiras obras públicas efectuadas na cidade. Inicialmente era um edifício térreo construído na habitual expressão oitocentista das edificações públicas portuguesas a obra foi terminada em 1874 (julga-se que a construção teve inicio em 1858). Por acharem que não era digno de ser a casa do Governador, foram feitas obras entre 1828 e 1934 o que resultou no acréscimo de mais um andar, possuindo hoje um curioso pórtico com pilares de silhueta de estilo clássico de betão.
ZeroPointArt Gallery é um bar/lounge convidativo com exposições e música ao vivo.