O Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Mar e as demais organizações e instituições públicas sob tutela do mar, pretende consolidar a implementação das políticas de sustentabilidade oceânica. Nesta senda, desenha-se a 5ª edição da Cabo Verde Ocean Week, sob o lema “Amar o Mar”, que acontece de 20 a 25 de novembro de 2022.
“Por isso grande parte das atividades que este ano nós planificamos para o Ocean week tem a ver com alguns objetivos estratégicos que também advêm da recomendação final da Semana dos Oceanos de Lisboa, entre elas, desenvolvimento de estratégias para gerar a consciencialização acerca da relevância natural e cultural do oceano, a prevenção e redução da poluição marinha e implementar estratégias para a redução do uso de plásticos” explicou o Ministro do Mar, Abraão Vicente, durante a conferência de imprensa de apresentação da nova largada da CVOW.
Conforme explicou, o objetivo principal do redesenho que irá acontecer no formato e na programação da ocean week, deste ano, tem como principal objetivo inovar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos oceanos. Visando criar uma cultura voltada para preservação e conservação da saúde e do mar, e explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares sobre a jurisdição de Cabo Verde.
Assim, pretende-se que a quinta edição seja de facto uma nova largada, um novo conceito para o evento, CV Ocean Week, que se consolidou como uma referência nacional e Internacional a sobre a temática da conservação dos oceanos.
“É nesse sentido que, querendo alargar um pouco mais o âmbito da Ocean Week onde a população e uma multiplicidade de atores possam participar”. Assim sendo, a Cabo Verde Ocean Week 2022 propõe entre outras atividades:
• Um concurso de fotografias sobre os oceanos que resultará numa exposição fotográfica,
• “Ocean inovathon” – criação de soluções para os oceanos (envolvendo universidades e empresas privadas)
• “Campus do mar em sintonia” Conferência Científica (estilo tedx short talks)
• Feira de profissões ligadas ao mar
• Realização de um “blue food festival” um festival gastronómico
• Sessão com ONG’S
• Atividades náuticas e desportivas
• Campanha de limpeza nas orlas marítimas do país e subaquática
• Workshops nas comunidades
• Ocean Open Day (as instituições do mar de portas abertas para visitas)
Mindelo continua a ser o epicentro da CVOW, contudo trabalhar-se-á junto às Camaras Municipais a multiplicação das ações nos diferentes municípios e comunidades. “Será uma semana onde se apresentará as oportunidades do mar, enquanto sector económico”, concluiu o Ministro do Mar.
Fonte: Página Oficial Facebook Ministério do Mar